Dedetização ou detetização? Descubra com a Saniclean Manaus

Dedetização ou detetização Descubra com a Saniclean Manaus

Um estabelecimento comercial precisa ser limpo e seguro para proteger a saúde dos funcionários e clientes contra pragas. Por esse motivo, os serviços de dedetização em empresas são indispensáveis.

Continue lendo este conteúdo para sanar algumas dúvidas sobre este assunto tão importante e que às vezes é deixado de lado.

O certo é detetização ou dedetização?

O certo é detetização ou dedetização

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que detetização está errada, embora seja um termo popular. O correto é dedetização mesmo, o único termo registrado nos dicionários da língua portuguesa.

Estabelecimentos comerciais, fábricas e restaurantes são lugares perfeitos para abrigar e alimentar animais e insetos, tais como ratos, baratas, mosquitos e formigas, que podem transmitir doenças e colocar em risco a saúde das pessoas.

A dedetização comercial tem como objetivo exterminar essas pragas e vetores no ambiente. Para estabelecimentos de alimentos, a dedetização da cozinha deve manter as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em dia.

Assim é possível evitar o surgimento indesejado de pragas que possam contaminar os alimentos e colocar em risco a saúde dos clientes e funcionários. O mesmo também vale para todos os outros estabelecimentos comerciais, onde a saúde dos clientes e colaboradores precisam ser priorizados.

Qual o valor de uma dedetização em uma empresa?

O valor de um serviço de dedetização de empresas tende a variar conforme a empresa que o contratou. É preciso levar em conta não o melhor preço, e sim a qualidade e credibilidade da empresa que irá fazer o serviço.

O preço médio que as dedetizadoras costumam cobrar por metro quadrado fica em torno de R$ 450,00. Vale ressaltar que o valor também pode variar conforme o tipo de praga que será combatida, tais como:

  • Traça;
  • Cupim;
  • Barata;
  • Pulga;
  • Rato;
  • Percevejos;
  • Carrapatos;
  • Formigas;
  • Etc.

Qual o tempo de uma dedetização em uma empresa?

Nas indústrias em geral, a dedetização preventiva é feita a cada 6 meses. Já no setor de alimentos, a dedetização deverá ser feita, obrigatoriamente, a cada mês.

Dependendo do lugar onde a empresa está instalada, a periodicidade pode sofrer variações. Em todo caso, a dedetização é feita em 3 etapas diferentes, que são:

1. Identificar a praga urbana responsável pela proliferação

As pragas urbanas conseguem se adaptar bem facilmente aos ambientes quando estes são favoráveis. Sendo assim, identificar qual é o tipo de animal ou inseto responsável pelo problema é crucial para que a dedetização tome uma direção e alcance bons resultados.

2. Analisar o nível da infestação no local

Qualquer local pode tornar-se um abrigo para as pragas e vetores, mesmo aqueles pontos mais inusitados. A equipe de profissionais especializados em dedetização de empresas irá trabalhar com atenção para avaliar o nível da situação, de forma que o controle seja feito de acordo com as técnicas.

3. Adequar o procedimento aos resultados obtidos

Após identificar qual o nível do problema, é preciso definir qual será o método de abordagem e a quantidade de produto utilizada para alcançar os pontos críticos com a dedetização.

Assim, será possível garantir que a proliferação das pragas no ambiente não será mais um problema e motivo para gerar transtornos.

Por que devemos fazer a dedetização na empresa?

Fazer uma dedetização em empresas não é apenas essencial, como também uma obrigação. Isso porque, envolve questões de higiene e saúde de todos os colaboradores da empresa e outras pessoas que frequentam o ambiente.

Caso haja pragas e insetos no local, pode ser devido a uma série de motivos diferentes, tais como:

  • Acúmulo de caixas;
  • Papéis;
  • Alimentos;
  • Umidade;
  • Lixo;
  • Entre outros.

Por esse motivo, o serviço de dedetização deverá ser feito de tempos em tempos. Na maioria das vezes, é feito de 3 em 3 meses, que é o prazo de garantia, mas também pode ser feito antes desse prazo, dependendo do tipo de estabelecimento e suas necessidades.

Vale ressaltar que fazer esse processo não é tão simples e não pode ser feito por conta própria. O ideal é contar com ajuda de profissionais qualificados, pois caso seja feito de forma errada, poderá trazer vários riscos ao ambiente e também para as pessoas.

Entre as vantagens que um processo de dedetização em empresas oferece, podemos citar as seguintes:

  • Conforto e bem-estar no ambiente de trabalho;
  • Um lugar limpo, seguro e livre de infestações é crucial para garantir a saúde de todos que circulam pelo local;
  • Até mesmo os pontos de difícil acesso ficarão livres de pragas e infestações;
  • A dedetização é um processo eficiente e completo, que elimina todos os focos;
  • É essencial que a empresa esteja em conformidade com os órgãos fiscalizadores, visto que a higiene do ambiente de trabalho é obrigatória.

O que fazer após a dedetização?

Quando estiver fazendo o serviço de dedetização, a empresa contratada deve aplicar os métodos e procedimentos mais adequados para a situação. Levando em conta as características do ambiente e o tipo de proliferação.

Para dedetizar ratos, é feito uma técnica, enquanto para exterminar pernilongos é realizado um procedimento, e para dedetizar formigas, se usa um produto, etc.

Ou seja, uma solução que é eficaz para combater as formigas, não servirá para controlar os ratos. Também vale notar que durante a dedetização em empresas, não se usa produtos que possam prejudicar a saúde das pessoas ou o meio ambiente.

Ao terminar a dedetização, será necessário definir alguns cuidados para manter os resultados e as pragas afastadas. Trata-se de alguns procedimentos bem simples para manter a empresa sempre limpa e higienizada, eliminando a oferta de abrigo e alimentos para os animais e insetos.

Não se esqueça que para dedetizar empresas, é importante contar com os serviços de profissionais qualificados. Apenas eles têm o conhecimento necessário e sabem quais são as melhores técnicas para cada situação, atendendo a todas as normas de segurança.

A Saniclean é uma empresa que nasceu durante a pandemia e atua no ramo de dedetização, buscando sempre oferecer o melhor serviço aos clientes. Entre em contato agora mesmo e faça um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.