Descupinização: como identificar as causas e resolver o problema?

Cupins invadindo sua casa? Veja aqui como resolver

As infestações de cupim, quando acontecem, se tornam um problema. Por isso a descupinização é a melhor forma de afastar essas pragas e manter o local livre.

Afinal, a presença desses insetos causa uma série de danos aos móveis. Provavelmente você já deve ter notado que durante o período de verão há a presença de insetos voadores perto de lâmpadas.

Esse é um sinal de que os ninhos de cupins estão por perto em algum lugar. Uma das espécies mais comuns de serem encontradas são os cupins de madeira que procuram por material úmido para que possam sobreviver.

Se você está ciente da existência desses cupins mas não sabe como proceder a respeito, confira este conteúdo.

O que é e como  funciona a descupinização?

A descupinização é o serviço que foca no controle de cupins de madeira ou no controle de cupins subterrâneos. Sendo assim, somente uma empresa que faz o controle de pragas se torna responsável por fazer esses serviços tanto em:

  • Empresas;
  • Residências;
  • Condomínio;
  • Dentre outros.

A descupinização funciona da seguinte forma: uma empresa de controle de pragas usa produtos químicos para matar esses insetos. Porém, para que o controle correto aconteça, é preciso que a quantidade certa de produto seja misturada.

A única forma de acabar com cupins e sua proliferação é contratando uma empresa específica para isso. O primeiro sinal de que é necessário chamar por essa empresa é ao identificar a presença de colônias de cupins.

Para isso, é vital que se esteja atento à alguns pontos determinantes, como por exemplo:

  • Pequenas colônias são formadas dentro de móveis e peças de madeiras. Geralmente deixam o pó da madeira no móvel;
  • Nota-se sua presença por conta de fezes granuladas nos móveis e pela cor que a madeira apresenta;
  • Outro ponto que indica a presença de cupins são as asas caídas perto das peças que foram atacadas por esses insetos.

Após o proprietário do objeto realizar uma avaliação da peça e garantir o aparecimento desses pontos, é hora dele chamar a descupinização.

Como é feita a dedetização de cupins?

Ninguém quer que o móvel, a empresa ou a casa em que habitam sofra com infestação de cupins. Afinal, esses insetos destroem os móveis e comprometem a estrutura dos locais, podendo se tornar algo bastante perigoso.

Ainda que o dono espalhe veneno e inseticidas, isso não é o suficiente para impedir que o cupim continue se proliferando. Portanto, é vital contar com uma equipe de controle de pragas.

Um dos tratamentos mais famosos na descupinização é o tratamento focal para cupins, que consiste em:

  • Localizar;
  • Marcar;
  • E pulverizar os principais pontos em que ocorre infestação.

Essa técnica pode ser feita tanto em móveis, quanto na parte externa de um lugar. Para que se possa colocar a técnica em ação, alguns orifícios milimétricos são feitos na madeira que foi atingida.

Aqui, usa-se um equipamento específico que injeta sob pressão o material inseticida que age sob toda a superfície da madeira.

Qual o preço de uma descupinização?

O preço é algo muito relativo. Quando for pesquisar por esse tipo de serviço o valor não deve ser a única coisa a se levar em consideração.

Encontrar uma boa empresa que tenha relevância no mercado, que seja conhecida, tenha mão de obra qualificada e tenha bons produtos é parte muito importante no trabalho.

Por isso, é fundamental fazer uma boa pesquisa para achar aquela que melhor se adequa ao que você procura. A Saniclean por exemplo é uma ótima opção para quem deseja um serviço de qualidade a um preço justo.

Entre em contato e tire suas dúvidas a respeito da descupinização entre outros serviços prestados pela empresa.

Como evitar que haja proliferação de cupins?

Os cupins deixam um rastro de prejuízo por onde passam e se instalam

Para que o ambiente em que você está inserido não corra nenhum risco por conta da invasão de cupins e que seus móveis também não fiquem deteriorados e perigosos, é preciso que você sempre mantenha o olhar atento a esses pontos.

Por exemplo, veja se o papel de parede está descolorido ou caído, se a tinta na parede está descascada, se a madeira parece oca, danificada, se há pó na parede e no chão, dentre outros fatores.

Os cupins também são um grande problema dentro das empresas pois podem comprometer a estrutura do negócio. Os cupins formam caminhos na parede para que possam ter acesso a outras áreas.

Dessa maneira, sua empresa pode ter que passar por mais reformas que o necessário. Além disso, papéis, documentos, livros, e tudo o que for de papel pode servir de alimento para esses insetos, não só a madeira.

Além disso, quem possui alergia a insetos pode acabar tendo algumas reações no trabalho, fazendo com que a produção dos funcionários caia.

Uma descupinização basta?

Esse é um inseto que precisa de uma atenção constante sobre ele. Por isso que a contratação de uma empresa é fundamental, pois ela pode fazer o controle a longo prazo para que não retornem nem tão cedo.

Além disso, realizar contratações preventivas fará com que não só os cupins, mas também outros tipos de pragas sejam controlados.

Essa, sem sombra de dúvidas é a melhor forma de fazer com que você consiga proteger seu patrimônio e não dê espaço para que esses insetos destruam aquilo que você conseguiu com seu esforço.

É importante ficar atento ao ciclo de vida dos cupins. Geralmente ele começa lá para o final de setembro, onde se reproduzem e partem em busca de novos ambientes.

Entre 22 a 90 dias, os ovos colocados no ninho começam a eclodir. Depois de terem sua formação feita, vão em busca do alimento.

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco sobre o que é a descupinização, como ela funciona, como identificar a presença de ninhos de cupins e quais atitudes tomar para que elas sejam evitadas.

Vimos que contratar uma equipe de controle de pragas é fundamental para que haja esse controle eficaz. Conte aqui se este conteúdo foi útil para você e compartilhe-o com mais pessoas que possam estar sofrendo com o mesmo problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.