9 maiores focos de contágio da Covid-19 no ambiente de trabalho

focos de contágio covid no ambiente de trabalho

Você sabe quais são os focos de contágio em que a Covid-19 pode se instalar? Sabemos que a Covid é uma doença viral que circula pelo ar.

Porém, o vírus também costuma dar suas caras de outra maneira, não só pelo ar. No ambiente de trabalho, onde o fluxo de pessoas é grande, as chances do vírus se espalhar por toda a empresa são altas.

Dessa forma, é preciso atenção para que a higienização dos locais seja feita de maneira adequada. A OMS lançou um documento no qual realiza a orientação de funcionários e empregadores sobre como realizar a prevenção da doença.

Como limpar objetos e utensílios para prevenir-se do coronavírus?

focos de contágio coronavírus

A covid é uma doença que está em circulação desde 2019. E isso é sinal que sua taxa de transmissão é alta e extremamente fácil de contagiar.

Portanto, saber como cuidar dos locais e higienizá-los, é fundamental para evitar com que haja a propagação da doença, principalmente em ambientes com muitas pessoas.

Realizar a limpeza de locais que apresentam potencial de contaminação, é uma questão de saúde pública. Ainda mais quando esses locais são ambientes que possuem alta circulação de pessoas.

Os procedimentos de limpeza são vitais para que a saúde e segurança desses locais sejam preservados contra germes, bactérias e vírus. Dentro da área de trabalho, os ambientes que mais possuem riscos de contaminação, são:

  1. Cadeira;
  2. Mesa;
  3. Telefone;
  4. Teclados;
  5. Computadores;
  6. Corrimão;
  7. Torneiras;
  8. Maçanetas;
  9. Elevadores.

Esses locais então devem contar com uso de produtos específicos para que se mantenham livres desses agentes contaminantes.

Como ocorre a transmissão da Covid-19?

O vírus se manifesta no organismo do indivíduo, após o mesmo entrar em contato com uma pessoa infectada. Pode ser através da saliva, do toque, por contato em objetos infectados, etc.

Assim, quando o indivíduo coloca o vírus para dentro do corpo, dentro de alguns dias ele já começa a sentir os primeiros sinais da doença até que ela se manifeste por completo.

Por isso que o incentivo do uso de máscaras e a higienização constante das mãos é algo recomendado, pois evita que a Covid se espalhe.

Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (Covid-19)?

aprenda a evitar focos do coronavírus

A sanitização é uma ação que visa combater bactérias, ácaros, fungos e vírus. Se faz necessária porque itens de limpeza comuns não realizam a limpeza ideal das ameaças invisíveis.

A sanitização e desinfecção dos focos de contágio da covid devem ser feitas especialmente por uma empresa que tenha especialização nisso, como a Saniclean para que realmente faça efeito.

A limpeza profissional dos locais se tornou ainda mais importante ao longo da pandemia. Isso porque ela é capaz de eliminar 99% dos organismos que causam doenças, não só a Covid.

Ela tem como propósito desinfetar os locais e objetos para que os microrganismos sejam eliminados. É bastante indicada para áreas onde o fluxo de pessoas é maior.

A desinfecção dos locais acontece com produtos que são registrados no Ministério da Saúde, pois eles são responsáveis por eliminar e impedir a proliferação de bactérias.

Esse serviço faz com que o ambiente se torne um local saudável e seguro de se frequentar, além de evitar com que vários outros tipos de doença se espalhem. Portanto, a prevenção dos locais deve acontecer da seguinte forma:

  • Identificar os locais de bastante tráfego;
  • Realizar a limpeza várias vezes ao dia;
  • Limpar os locais com água, sabão ou detergente específicos;
  • Remover com luvas as matérias orgânicas e depois desinfectar;

Os funcionários também podem manter seus locais limpos, principalmente os itens que mais usam, utilizando álcool nas superfícies com o auxílio de uma toalha ou lenço.

Quanto tempo permanece ativo em diferentes superfícies o vírus da Covid-19?

Segundo a Fiocruz, as partículas virais que são liberadas através da saliva podem ficar flutuando no ar por pelo menos 40 minutos ou até 2h30min. 

Dependendo da característica da superfície em que o vírus caiu, eles podem continuar ativos por algumas horas ou por alguns dias. Um estudo que teve publicação no New England Journal of Medicine, apontou que o vírus fica vivo por até 2 dias em superfícies como plásticos e aço.

Já em materiais como papelão ele se mantém vivo por 24 horas e em cobre, até 4 horas. A quantidade de vírus contida nas superfícies ao longo do tempo vai diminuindo.

Assim, o risco de contaminação é menor, mas ele ainda pode acontecer. Para se manter longe dos vírus e também bactérias, é fundamental evitar tocar em locais que as pessoas tocam muito.

Então, por exemplo, corrimão, botões, maçanetas, etc, tudo isso deve ser evitado. Caso precise tocar, ande sempre com álcool para passar nas mãos.

Além do uso de máscara, o que posso fazer para me proteger e evitar a propagação da Covid-19?

A primeira coisa para evitar os focos de contágio, é se proteger. O uso da máscara é obrigatório e não se pode vacilar com ele. Mas a coisa mais importante é estar vacinado com todas as doses da vacina.

Isso faz com que o corpo crie uma imunidade e fique mais resistente a pegar a doença. E caso a pessoa pegue, ela não fica tão mal.

Fora isso, andar sempre com álcool em gel nas mãos, lavar bem as mãos ao chegar em ambientes que disponibilizam banheiros, andar com lenços umedecidos para limpar superfícies e evitar tocar e aglomerar em lugares que tenham muitas pessoas, é parte fundamental.

A higienização tanto pessoal como de ambientes é vital para evitar acúmulo de partículas que possam estar infectadas pelo vírus.

Conclusão

Por fim, vimos um pouco sobre quais são os maiores focos de contágio que podem existir no trabalho, como é feita a limpeza desses locais, como ocorre a transmissão do vírus e qual a melhor maneira de se proteger e se manter longe disso.

A Saniclean é uma empresa especializada no serviço de sanitização, desinfecção e controle de pragas. Portanto, possuem um repertório grande de serviços e contam com uma equipe eficiente em seu trabalho, que traz a resolução que seu cliente deseja.

Se você quer um serviço de qualidade e profissional, então entre em contato com a equipe e realize o seu orçamento. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado.

Compartilhe-o com mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.