Infestação de ratos: como identificar as causas e resolver o problema?

aprenda quais são as principais causas de uma infestação de ratos e suas consequências para a saúde

A infestação de ratos é algo realmente preocupante, visto que eles são um dos maiores causadores de doença entre as pestes urbanas. Um local que conte com a presença dos roedores, pode colocar a saúde de todos que estão presentes, em risco.

Os ratos geralmente são mais difíceis de lidar do que os outros tipos de peste, pois eles são rápidos, inteligentes e também perigosos. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais de que há presença de roedores no local.

Vários são os fatores que atraem esses animais, portanto, é preciso de cuidado para evitar isso. Veja ao longo deste conteúdo, o que você pode fazer contra isso.

O que fazer para identificar e evitar uma infestação de ratos?

Os ratos geralmente são animais com hábitos noturnos. Sendo assim, costumam agir durante a noite para procurar alimentos, principalmente em locais em que não há muita circulação de pessoas.

Portanto, nessas rondas noturnas, costumam deixar alguns vestígios de sua presença pelo caminho. Os principais sinais são:

  • Roeduras: roedores não tem esse nome à toa. Por conta de seus dentes que não param de crescer, precisam roer bastante para fazerem a manutenção do mesmo. Percebe-se a sua presença ao notar arranhões nos rodapés, quinas de móveis, caixas de papelão, fiação, etc;
  • Manchas: os ratos gostam de ter uma rotina. Portanto, traçam seus caminhos para sempre seguirem a mesma rota. Com um tempo, pode-se notar um rastro de sujeira e gordura nesses locais, indicando sua presença;
  • Barulhos: notados principalmente à noite, os guinchos agudos são sinais claros da presença de ratos. Se o barulho for alto, a chance de haver uma colônia é grande;
  • Pegadas: em locais pouco movimentados, o acúmulo de poeira pode ser maior, e por conta disso, as pegadas deixadas para trás podem ser notadas com facilidade;

Há diversos outros sinais, como ninhos, odores e fezes que indicam a presença desses animais no local. Ficar atento a eles é fundamental para saber como agir nesses casos.

Os ratos para que frequentem algum lugar, é preciso que esse local ofereça a ele algum benefício, seja de alimentação ou moradia. Portanto, esses são os principais fatores que atraem os roedores.

Saber se você está dando brecha em algum desses pontos pode ser crucial para a entrada desses animais.

Que tipo de rato é considerado praga urbana?

os ratos são transmissores de doenças e considerado uma das principais pragas urbanas

Há três tipos de ratos que são considerados peste urbanas, são eles o rato preto, ratazana e os camundongos. Além desses animais trazerem diversos prejuízos materiais, eles são responsáveis pela transmissão de doenças graves de forma muito veloz.

Por essa razão é necessário que a infestação tenha um rápido controle para que não cause maiores problemas. Abaixo, você pode ver as principais diferenças entre esses três tipos de roedores.

As ratazanas costumam viver a maior parte do tempo no esgoto. Ela é a maior e mais agressiva entre os três tipos. Podem chegar a 50 centímetros e seus hábitos costumam ser noturnos.

Costumam consumir restos orgânicos de alimentos depositados em lixeiras. Já o rato preto é conhecido como rato de telhado.

Isso porque ele costuma andar pelas casas e são ótimos escaladores, podendo se enfiar em qualquer buraco. Seu tamanho varia entre 15 e 20 cm e suas orelhas são bem grandes.

Para que se mantenham vivos, invadem armazéns, depósitos, residências e outros locais onde possam achar comida. O terceiro rato, que é o camundongo, são mais inteligentes e sociáveis.

Costumam invadir os locais, mas ficam longe de sua fonte de alimento, preferindo comer carne e laticínios. São bem pequenos e medem cerca de 10 centímetros.

Suas orelhas são grandes e redondas e costumam ser muito ativos, procurando sempre por alguma comida na parte da noite.

Quais doenças esses animais podem gerar?

Os ratos podem portar mais de 35 doenças que são transmissíveis tanto a homens como a animais. Dentre as mais comuns, pode-se notar:

  • Rotavírus;
  • Leptospirose;
  • Peste bubônica ou peste negra;
  • Tifo murino ou febre murina;
  • Salmonelose;
  • Hantavirose;

Essas doenças podem ser transmitidas por meio da urina, e a mordida do rato, ocasionando a chamada febre da mordida do rato.

As reações podem gerar alergias e sarnas pelo corpo. Para que esse tipo de situação não aconteça, é necessário tomar algumas providências.

Por exemplo, instalar grades nos ralos faz com que as ratazanas sejam impedidas de subir. Fazer a limpeza constante também dos locais é fundamental.

Isso porque não havendo acúmulo de resíduos e entulho, é mais difícil dos ratos irem procurar por alimentos ou abrigo. Procure sempre isolar o lixo com tampa e guardar os alimentos em recipientes fechados.

Verificar também a caixa d’água é fundamental para checar se há algum tipo de vazamento que possa ser uma fonte de atração para esses animais, afinal, eles precisam de água também.

A medida mais importante de todas é contar com uma empresa que preste serviço de limpeza, desinfecção e controle integrado de pragas. Ao contratar essas empresas, você se assegura de um ambiente livre de pestes.

Na pandemia, os cuidados com a higiene foram redobrados justamente para que se pudesse evitar a transmissão de doenças dentro dos ambientes.

Portanto, fica claro que cuidar de um local é o ponto principal para fazer com que os causadores de doenças não interfiram na vida das pessoas.

Por isso que por meio de técnicas e profissionais cuidadosos e atenciosos, aptos para agir segundo as regras da Anvisa, é fundamental isolar o ambiente em que você atua, de pragas urbanas.

Assim, obtém-se uma maior segurança. Sendo assim, o ideal é que você conte com os serviços da Saniclean, no qual faz uso da tecnologia e de produtos modernos para que se possa garantir a segurança do local e sua higienização.

A empresa consegue combater não só as pestes, como também os principais causadores de doenças, que são os vírus, bactérias e fungos.

Conclusão

Por fim, vimos aqui neste conteúdo como conseguir identificar a presença de ratos e quais são os sinais para que você saiba se já há alguma presença desses roedores.

Para saber a melhor forma para acabar com  rato, é necessário tomar medidas contra os principais hábitos desses animais, e contratar uma empresa para cuidar de toda parte de higienização desse ambiente com total qualidade.

Se este artigo foi útil, então compartilhe-o e deixe aqui sua opinião.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.