3 sinais preocupantes de uma infestação de baratas no ambiente

veja os sinais de infestação de baratas em um ambiente

A infestação de baratas é algo que ninguém quer ter que lidar. Isso porque esses insetos mostram que o ambiente não está nada adequado para se conviver.

Em locais como restaurantes, hotéis e hospitais, por exemplo, encontrar um foco de baratas é algo inadmissível, visto que esses lugares devem sempre manter a limpeza impecável e em dia.

A proliferação das pragas urbanas é um dos maiores riscos que um ambiente pode passar. A presença de baratas causa repulsa e pânico para muitas pessoas, principalmente nas que têm pavor desse inseto.

Encontrar uma praga dessas em restaurante, hotel ou qualquer outro ambiente já é motivo o suficiente para que os clientes deixem o local considerando a falta de higiene do mesmo.

Como identificar infestação de baratas?

ninho de barata

A infestação de baratas é uma coisa que aparece quando você menos espera e elas acabam se instalando com muita rapidez. Lidar com essa situação é algo que ninguém quer passar.

Mas caso aconteça, é preciso agir rápido, pois o local pode ser tomado por esse inseto indesejável. Além disso, elas podem trazer vários prejuízos.

Por isso é importante prestar atenção aos sinais que são deixados para trás quando há presença de baratas.

Como saber se tem um ninho de barata?

As baratas quando resolvem aparecer deixam sinais sutis, mas visíveis pelos cantos. Tem que estar atento a eles para poder identificar depressa.

1. Excrementos nos locais

Um desses sinais é a presença de excrementos nos cantos dos locais. As fezes podem indicar uma infestação de baratas. Além do cheiro característico, essas fezes também podem transmitir doenças.

2. Presença de baratas

O sinal mais claro da infestação de baratas é a presença visível desses insetos mais de uma vez. Grandes ou pequenas, elas podem estar espalhadas por todos os espaços.

Quase sempre preferem se esconder em locais de difícil acesso e em frestas. Usam esses espaços considerados mais seguros, para poderem se reproduzir.

3. Alimentos com modificações

A cozinha geralmente é um dos focos dessas pragas, pois há a presença de alimentos e restos de alimentos. Por isso, se você notar que a comida está com um aspecto estranho, suspeite.

Restos de comida são o principal foco desses insetos, então procure sempre manter locais de descarte de lixo bem tampados e limpos.

Se depois de você observar esses elementos e constatar a suspeita de uma infestação de baratas, não hesite em chamar uma empresa experiente no ramo de dedetização e invista para que eles solucionem esse problema.

O que atrai uma barata?

ambiente infestado de baratas

As baratas aparecem por duas razões, condições favoráveis ou por transporte passivo. As condições favoráveis são as que mais fazem com que a presença do inseto surja.

A presença de comidas, água, buracos e tudo que possa servir de abrigo e proliferação de baratas, fará com que elas se multipliquem.

Já o transporte passivo é muito comum em ambientes empresariais que focam no recebimento de produtos de seus fornecedores. Assim, os insetos vêm por meio de sacolas, caixas, entre outros tipos de transportes.

Por muitas vezes as baratas serem pequenas, o transporte acaba passando despercebido, entrando facilmente nos lugares e se instalando por lá.

Para que possa atrair os machos, ela realiza a liberação de feromônios, o que acaba fazendo com que mais de sua espécie apareça.

Por que as baratas aparecem à noite?

Geralmente esses insetos são mais comuns à noite por conta de serem menos vistos a essa hora. Além disso, a parte da noite é muito mais tranquila com menos movimentação.

Dessa forma, esse é o horário que esses insetos usam para buscar comida e explorarem outros cantos.

Por que é difícil acabar com a infestação de baratas?

As baratas são insetos que não morrem fácil e se proliferam rápido. Por isso, não adianta acabar com elas colocando remédio nos cantos ou usando spray para controlar aquelas que você vê.

É preciso ir no foco, pois enquanto ele estiver vivo, haverá baratas aparecendo. Por isso é fundamental contar com uma empresa que faça o serviço de dedetização, pois eles contam com materiais apropriados para fazer o controle e extermínio de pragas.

Tratar o problema de forma paliativa é só um jeito de mascarar o real problema por trás. Por isso, ter uma empresa especializada cuidando da situação é a melhor solução para quem quer eliminar de vez essa e qualquer outra praga urbana.

Quais os esconderijos favoritos das baratas?

Em geral, para que haja a infestação de baratas em um local, é necessário que se tenha um ambiente propício para isso. Então, você pode ir procurar nesses locais, alguns indícios de que esses insetos estão habitando ali.

As baratas francesinhas são bem comuns em ambientes domésticos e vivem em locais quentes se alimentando de migalhas ou sobras de louça.

Em locais, residenciais ou empresariais como restaurantes, pode-se encontrar esse tipo no fundo dos armários e nas despensas.

Já a barata americana, que é maior, gosta de ficar em locais escuros e que tenham pouca higiene. Como vivem no esgoto, estão sempre em busca de materiais orgânicos para comer.

Ralos, bueiros e esgoto são os locais preferidos para elas aparecerem. Observe se as baratas estão aparecendo à luz do dia. Caso a resposta seja sim, esse é um indício grande que a disputa por alimentos está grande durante a noite.

E esse é um sinal claro de que o local está cheio de pragas. Para não deixar que a situação piore, conte com a dedetização especializada.

Conclusão

Por fim, vimos aqui alguns dos sinais mais marcantes para que você identifique a aparição de baratas em um local.  Em estabelecimentos comerciais, principalmente, a regulamentação da ANVISA é bem severa.

Portanto, estar em dia com a lei evitará com que você tome multas e seja punido pela falta de cuidado no quesito higienização do ambiente.

E as multas não são baixas. Além delas, você pode ter problemas com clientes e isso pode trazer uma onda de má reputação para o seu estabelecimento.

Portanto, veja sempre se você está de acordo com a lei, se está sempre higienizando o local e renovando os documentos de sanitização. Conte se esse conteúdo foi útil para você e compartilhe-o com outras pessoas.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.