5 estratégias infalíveis para evitar pragas urbanas em restaurantes

Não aguenta mais as pragas urbanas cercando seu restaurante? Veja aqui como livrar-se delas

As pragas urbanas são um pesadelo para quem tem um comércio e lida com a produção de alimentos. Isso porque não só em casa, mas principalmente nesses negócios, a higiene é o principal fator a se atentar.

A Anvisa, órgão que fiscaliza as condições de um ambiente para exercício da função, tem sido cada vez mais rigorosa e punindo severamente aqueles que não se adequam às normas.

Sabemos que alguns pontos acabam sendo difíceis de vigiar e manter o controle é algo que demanda tempo e investimento. Por isso reunimos aqui neste conteúdo algumas dicas que você pode implementar para evitar problemas com a fiscalização.

Como evitar as pragas urbanas em restaurantes?

Todo local que trabalha com comida deve ficar atento pois a cozinha é o alvo predileto dos insetos, roedores e outros tipos de pragas. Por essa razão, se ver livre dessas visitas indesejáveis é vital para que nenhum material seja contaminado.

A resolução RDC n° 216 diz que qualquer restaurante é obrigado a ter medidas preventivas para que o local se mantenha livre de qualquer tipo de praga.

Uma cozinha limpa nem sempre é suficiente para que a contaminação seja evitada. Isso porque se descuidar só um pouco no modo como se guarda os alimentos e a maneira como os higieniza, já é o suficiente para disseminar doenças.

Então, sabendo que a limpeza não é tudo o que você precisa fazer para se ver livre de ratos, baratas e formigas, confira abaixo as principais dicas para você pôr em prática.

Tenha cuidado com a armazenagem dos alimentos

Existem alguns tipos de pragas que são capazes de causar doenças sérias como tuberculose, salmonelose, difteria, dentre outras doenças que podem comprometer a saúde de quem entra em contato com elas.

Então ainda que o estabelecimento adote uma sanitização química, é possível redobrar esse cuidado com outras medidas preventivas, começando pelo armazenamento correto dos alimentos.

Grande parte dos alimentos precisa ser guardado nos freezers ou geladeiras para que não estraguem e não entre em contato com nada exterior.

Armazene os alimentos novos e as sobras em recipientes tampados e organize-os dentro dos refrigeradores.

Tenha atenção ao guardar comida em armários

Os armários são ótimos objetos para promover a organização de um ambiente, principalmente de um restaurante. Porém, não podemos esquecer que ele também é um grande alvo de pragas.

As pragas urbanas como baratas e formigas adoram escolher esse local para procurarem por alimentos. Por isso, todo alimento que for guardado em armário, deve ser guardado em potes antes.

Isso evita deixar algo espalhado, atraindo essas visitas indesejadas. Nenhum lugar está livre de atrair essas pragas, então é preciso ter consciência sobre os cuidados na hora de guardar os itens.

Atenção para o descarte do lixo

Essa etapa é clássica para atrair pragas urbanas. Afinal, não existe muito o que fazer com o lixo, certo? Errado! O lixo é um dos principais motivos de atrair baratas e ratos.

Portanto, o descarte deve ter tanta atenção quanto o armazenamento de alimentos. Afinal, o lixo fica parado por algumas horas. Dependendo do conteúdo dentro dele, pode atrair moscas e outros insetos.

Por isso que o descarte deve acontecer por meio de recipientes vedados e em um local arejado e limpo. Assim, as chances de contaminação acabam sendo bem baixas.

Além disso, é importante que ocorra a lavagem do local e também das caçambas, evitando cheiro ou resíduos que possam ter ficado e que também acaba sendo motivo de atrair ratos, baratas e insetos.

Fique de olho na infraestrutura do local

Às vezes, um simples buraquinho na parede pode ser a moradia de milhares de insetos.  Nada mais desesperador do que saber que a cozinha de um restaurante é abrigo de pragas.

Portanto, é interessante que haja a observação desses locais para que a devida providência possa ser tomada.

Higiene na cozinha

O fator principal está aqui! A higiene na cozinha deve ser um ponto máximo de atenção. Por isso, ao final de todo expediente, é vital que se realize uma faxina adequada.

Assim, ao lavar os equipamentos, fazer o armazenamento e limpar toda estrutura que acontece o local de trabalho diário, é vital para que nenhum tipo de contaminação ou resto de comida atraia pragas.

Como acabar com ratos, baratas, formigas e moscas?

Quem atua no restaurante sabe que essas pragas são as principais e mais frequentes dentro do estabelecimento. E claro, nenhum lugar deseja conviver com elas.

Além dos fatores citados acima, falaremos um pouco mais sobre como lidar especificamente com cada um desses seres e cuidar da prevenção desse ambiente.

Deixamos claro que o cuidado deve ser contínuo e que se abrir um espaço entre eles, a possibilidade dessas pragas urbanas aparecerem aumenta novamente.

Barata

Geralmente as baratas francesas são as mais comuns de habitarem na cozinha. Quase sempre chegam ao local por meio de sacolas e embalagens.

Por isso o ideal é fazer a inspeção das embalagens e retirar os elementos de lá e reorganizá-los já higienizados.

Mosca

Esses insetos se alimentam de matéria líquida ou pastosa. Por isso, é muito comum encontrá-los em lixos. Com certeza, contaminam o ambiente a partir do momento que pousam em um alimento.

Por isso é necessário tampar tudo muito bem e usar as armadilhas luminosas para ter um controle ainda maior dos insetos.

Formiga

Existe milhares de tipos de formiga e todos elas são indesejáveis dentro de um restaurante. A melhor coisa a se fazer nesses casos é deixar todos alimentos que possam atraí-las, dentro de um pote fechado.

Manter o ambiente seco também é um ponto a se atentar para que elas não vão em busca desse elemento.

Rato

Os ratos são atraídos assim como os insetos, portanto, em ambiente favoráveis a sua alimentação. É um perigo sua presença em restaurante, pois ele pode ser um grande transmissor de doenças.

Para mantê-los longe, é necessário cuidar da limpeza do ambiente, checar se não há passagem para que eles entrem no local e além disso, dedetizar as áreas necessárias.

Conclusão

Por fim, para que as pragas urbanas sejam controladas, é vital que uma empresa de controle de pragas como a Saniclean, entre em ação.

Isso porque além da Anvisa ser criteriosa quanto às suas normas, é muito importante eliminar esses fatores que atraem essas pragas, por conta da higiene e cuidado de todos.

O serviço de limpeza e desinfecção e o controle integrado de pragas, pode te ajudar nessa questão e resolver seus problemas. Gostou deste conteúdo? Comente aqui e compartilhe-o com mais pessoas.

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.